Montes Claros sem Festas de Agosto

Foto: Fábio Marçal

Em reunião realizada com mestres dos ternos, marujos e caboclinhos realizada na noite desta segunda feira, 8, a Secretaria de Cultura decidiu pela não realização do Festival do Folclore que ocorre em agosto em Montes Claros.  A decisão foi informada ao Portal VINTV pelo Secretário de Cultura João Rodrigues e se deve aos riscos de contaminação da Pandemia de Covid-19.
– Tudo o que envolve o Festival do Folclore, incluindo shows, exposições, oficinas e apresentações ficou para uma outra ocasião. Entendemos que o período da Pandemia deve ser de redobrado cuidado com a saúde da população e por isso será cancelado –afirmou Rodrigues.
Porém, a grande dúvida ficou para a parte religiosa do evento, que corresponde às comemorações das Festas de, Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e Divino Espírito Santo. Segundo o Secretário, os mestres dos ternos de Catopé, Marujos e Caboclinhos se reuniram para decidir para quando seria feita a comemoração deste ano.
– Para a parte religiosa da festa, é possível que seja realizada em meados de Outubro, próximo à data das comemorações dos festejos de Nossa Senhora Aparecida. Ainda há uma deliberação por este momento, mas ao que tudo indica é o que deve ser feito – afirma João Rodrigues.
Realizada ininterruptamente desde 1839, as festas de agosto trazem a Montes Claros foliões vindos de todas as partes do Brasil para participar tradicionalmente do evento. Durante os dias de festa são realizadas práticas religiosas como missas, bênçãos e levantamento dos mastros, acompanhadas das festividades dos grupos tradicionais de Catopês, das Marujadas e Caboclinhos, além dos cortejos, com jovens da comunidade caracterizados como príncipes e princesas A festa tem origem católica, mas faz parte do sincretismo religioso que envolvem as representações de africanos, tradições luso-espanholas e o povo indígena brasileiro.
A economia da cidade deve sofrer forte baque com a não realização dos festejos.

Postado originalmente por: VinTV

Pesquisar