Com o objetivo de capacitar os profissionais de saúde que fazem o acompanhamento pré-natal nas pacientes atendidas pelas Unidades Básicas de Saúde do Município, a Prefeitura de Montes Claros, em parceria com a empresa GSK, realizou o fórum “Vacinas na Gestante”, dando ênfase ao calendário vacinal que é oferecido pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) para incentivar a imunização na gravidez. O fórum foi realizado nos dias 8 e 9 de abril, no auditório das Faculdades Santo Agostinho.
Bárbara Furtado, médica pediatra e infectologista, falou sobre a criação do Programa Nacional de Imunizações (PNI) em 1973, suas atualizações e benefícios, com ênfase no calendário vacinal da gestante. “A vacina dTpa atua na prevenção da coqueluche. A cobertura vacinal contra coqueluche entre gestantes não tem atingido os números preconizados pelo Ministério da Saúde, apesar da vacina ser gratuita para esse público nos postos de saúde. As mães são a fonte de infecção mais comum da coqueluche em lactantes. Por isso, a prevenção da mãe é uma forma de proteger da doença o bebê que ainda não completou o seu esquema básico de vacinação”, afirmou. A recomendação do Ministério da Saúde é que as gestantes recebam uma dose da dTpa a partir da 20ª semana de gestação de cada gravidez.
As vacinas contra a hepatite B e a influenza também foram abordadas. A palestrante reforçou a importância da prevenção contra a gripe para as mulheres grávidas. Ano passado, a cobertura vacinal deste grupo populacional em Montes Claros seguiu o índice de vacinação do estado de Minas, atingindo aproximadamente 85%, quando o preconizado pelo Ministério da Saúde é 90%. “Um dos objetivos é destacar a importância do acompanhamento do Cartão de Vacinação das gestantes, além de orientar os profissionais da Saúde em relação à Campanha de Vacinação contra a Influenza, que começa no dia 10 de abril”, disse.
Postado originalmente por: VinTV