Montes Claros está importando pacientes da Covid-19

A maior cidade do Norte de Minas ultrapassou a casa dos 30 casos confirmados de Coronavírus. Homem de 71 anos e outro de 32, além de uma mulher de 23 com histórico de viagem para São Paulo foram os últimos casos registrados demonstrando uma estatística importante.
Minas Gerais tem se tornado opção de pacientes com COVID-19 oriúndos de locais onde o sistema de saúde está em colapso. Segundo o Jornal o Estado de Minas em uma semana o número de casos de Coronavírus que vieram de fora do estado cresceram 134,4%
Segundo informações da SES-MG – Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, nesta terça, 12, o número saltou de 29 para 68 pacientes vindos de outros locais
Enquanto foi preciso dois meses para se atingir 29 pacientes do estado, bastou uma semana para que essa marca mais que dobrasse.
O Estado de Minas ainda afirma que a “migração” de pacientes se deve, em especial, ao cenário tecnicamente favorável do combate à pandemia em Minas Gerais. A adoção de medidas de isolamento nas maiores cidades do estado ocorreu quando poucos casos da doença haviam sido detectados, o que ajudou a achatar a curva de infecções e evitar a sobrecarga no sistema de saúde.
Municípios como Belo Horizonte, Nova Lima, Juiz de Fora e Montes Claros já registraram casos provenientes de outros estados.
Vice-presidente da Sociedade Mineira de Infectologia, Antônio Toledo Júnior explicou o movimento de pacientes provenientes de outros estados. “Como Minas Gerais está grudada em Rio e São Paulo, a gente tem visto situações peculiares. Em Juiz de Fora, que é muito perto do Rio de Janeiro, há um aumento na busca por demanda espontânea das pessoas do Rio por assistência médica em Minas Gerais”, pontuou.
“Como a pessoa sabe que as unidades do Rio estão lotadas e que teria que ficar migrando entre as unidades de saúde de lá, é mais rápido ela entrar num carro e ir para Juiz de Fora para ser atendida”, completou.

Postado originalmente por: VinTV

Pesquisar