Montes Claros: conheça as propostas dos candidatos Marcelo Valmor (PTC) e Ildefonso Leite (PMB)

O Portal Amirt realizou entrevistas exclusivas com dezenas de candidatos à prefeitura de cidades mineiras

Nesta segunda-feira (26), os candidatos Marcelo Valmor (PTC) e Ildefonso Leite (PMB) foram os entrevistados pelo Portal Amirt. Ambos falaram sobre a situação econômica da cidade, saúde e educação.

De acordo com o professor universitário e jornalista, Marcelo Valmor, os problemas de Montes Claros vão ser gravíssimos no próximo ano. “Tenho muita vontade para ajudar a resolver os problemas da nossa cidade, que serão a partir do ano que vem gravíssimos.”

Sobre a saúde, o candidato destacou a importância das Unidades de Pronto Atendimento (UPA). “Temos somente uma UPA, que foi inaugurada de mentira porque falta energia elétrica, equipamentos e pessoas para tocar a UPA. Nós vamos inaugurar mais duas na cidade, exatamente, para que as pessoas não precisem se deslocar aos grandes hospitais.” Além disso, Valmor afirmou que vai rever o salário dos médicos e enfermeiros. “As UPAs precisam estar equipadas com mãos de obras qualificadas. Os médicos de Montes Claros ganham muito pouco. A gente vai rever a remuneração do setor da saúde. Vamos estabelecer o piso.”

Já em relação a economia, o candidato informou que irá fundar um banco popular. “Em 2021, o auxílio emergencial do Governo Federal vai acabar. Eu tenho a solução. Eu vou fundar um banco popular em Montes Claros, igual tem em São Paulo. O banco popular vai receber um aporte inicial de R$ 10 milhões, que serão convertidos em empréstimos de R$ 6 mil.”

Na educação, Marcelo Valmor também prometeu o piso salário aos professores. “Nós vamos pagar o piso nacional da categoria dos professores no primeiro ano de mandato. Tem recurso para isso. O Fundeb – Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica- está aí para isso.”

O Bombeiro Civil Ildefonso Leite, que atua na área da saúde há 20 anos, sendo 15 anos no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), aponta que a solução para a saúde na cidade está no atendimento primário. “Espero que no ano que vem vamos intensificar na avaliação primária, na atenção primária, para que isso não se acumule como está acumulado hoje.”

Na economia, Leite apontou a relevância do CNPJ para a cidade. “Isso foi estudado, junto com a equipe jurídica e de contabilidade. Nós temos que trazer de novo o nosso CNPJ. Sem CNPJ em Montes Claros fechou. A condição financeira nossa é menor, apesar de nós sermos considerados a capital do Norte. O emprego aqui é difícil. Hoje pensamos em reduzir os impostos das empresas.”

Por fim, Ildefonso Leite ressaltou que na educação é preciso incentivar os professores. “Não tem incentivo, não falo só em incentivo financeiro. Incentivo financeiro é bom, todos nós queremos. Mas, falta aquele incentivo a mais. Se ele fizer uma pós, ele vai ter o aumento de ‘x’ por cento para incentivar o professor.”

Veja a reportagem na íntegra: 

Clique aqui para baixar o vídeo. 

 

Pesquisar