O objetivo do MP Itinerante é oferecer iniciativas culturais, educativas e inúmeros serviços gratuitos à população
Na próxima terça-feira (23/04), o município de Monte Azul recebe o Ministério Público Itinerante (MP Itinerante). O projeto é realizado pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça para Apoio Comunitário, Inclusão e Mobilização Sociais (CAO-Cimos), e o objetivo é oferecer iniciativas culturais e educativas, além de inúmeros serviços gratuitos à população.
A Praça Francisco Teles de Menezes, das 9h às 16h, foi o local escolhido para que toda a estrutura do MP Itinerante e seus parceiros, composta por unidades móveis, tendas e estandes, para possibilitar os atendimentos das Promotorias de Justiça do MPMG em diversas áreas, como Cidadania, Cível, Criminal, Meio Ambiente, Direitos Humanos, entre outras; o registro de manifestações (críticas, denúncias, elogios, solicitações e sugestões), análise e encaminhamento pela Ouvidoria das Mulheres e pela Ouvidoria do MPMG; atendimento jurídico; audiências de conciliação e mediação; orientação sobre benefícios previdenciários; emissão de segundas vias das certidões de nascimento, casamento e óbito; atendimento veterinário; ações de atenção primária à saúde, como vacinação e aferição de pressão. Além disso, são promovidas reuniões, palestras e rodas de conversa sobre diversos temas de interesse coletivo.
Em 2023, foram realizadas 34 edições do MP Itinerante, em municípios distribuídos em várias regiões de Minas Gerais, como Vale do Jequitinhonha, Vale do Mucuri e Zona da Mata, atendendo cerca de 25 mil pessoas. Em 2024, serão realizadas, pelo menos, 30 edições e a expectativa é que o número de participantes das atividades e serviços oferecidos seja superior ao ano anterior.