Ministro da Saúde, Luis Henrique Mandetta, é demitido por Jair Bolsonaro

Ministro da Saúde, Luis Henrique Mandetta, é demitido por Jair Bolsonaro
Foto : Ministério da Saúde

Luiz Henrique Mandetta não é mais ministro da Saúde. A decisão foi tomada na tarde desta quinta-feira (16) pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), após reunião entre ambos no Palácio do Planalto, convocada por Bolsonaro. 
Funcionários do ministério da Saúde confirmaram que o oncologista Nelson Luiz Sperle Teich aceitou a vaga deixada por Mandetta como titular da pasta. O nome do substituto ainda não foi oficializado pelo governo federal.
 
A demissão de Mandetta coloca fim em uma gestão marcada pelo embate com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sobre o combate à pandemia ao novo coronavírus.
A retirada de Mandetta do governo, consumada hoje, já era esperada desde o início da semana passada. O protagonismo que Mandetta ganhou por liderar a atuação contra a covid-19 foi um dos pontos que incomodou Bolsonaro. A aprovação do ex-ministro era maior que a do presidente, segundo pesquisa Datafolha.
 
Mandetta sempre sustentou que não sairia do ministério por conta própria, mas apenas demitido. "Médico não abandona paciente", costumava a a dizer em suas entrevistas coletivas.
Respaldado pela ala militar do governo em meio às crises com Bolsonaro, Mandetta viu seu apoio cair dentro do governo depois de, no último domingo (12), dar declarações em que fez críticas ao presidente durante uma entrevista ao Fantástico, da TV Globo.
Foi a gota d'água em uma relação que levou a atenção da população para questões políticas em meio a uma pandemia que, apenas em seu início, já matou mais de 1.500 pessoas no país, com mais 25 mil casos registrados.
 

 
 
O ex-ministro fez o anúncio no seu perfil no Twitter.
 
 

Fonte : O tempo

Postado originalmente por: Rádio Muriaé

Pesquisar