O Comitê de Monitoramento do Setor Produtivo pretende atualizar as forças-tarefas em prol dos pequenos empreendedores
Por conta do avanço da Covid-19 no Brasil, o Comitê de Monitoramento do Setor Produtivo foi reativado. O comitê, que pertence a Secretaria Especial de Produtividade Emprego e Competitividade (Sepec) do Ministério da Economia, iniciou os trabalhos em março de 2020. Durante o ano de exercício, foram realizadas 12 forças-tarefa emergenciais para diminuir os efeitos da pandemia na economia do País.
Para que a retomada das atividades, o Ministério da Economia disse em nota que as forças-tarefa estão sendo atualizadas para apoiar o setor produtivo. As iniciativas visam, principalmente, dar possibilidades aos micro, pequenos e médios empreendedores que estão sendo afetados pela pandemia.
Uma das ações é a Gestão das Contribuições do Setor produtivo que dá prioridade às políticas públicas destinadas a preservar empregos e garantir renda para os trabalhadores. Outra atividade realizada pelo comitê é a oferta de produtos para combater os efeitos da Covid-19, como cilindros e oxigênio. Essas ações promove participação de órgãos do governo federal, juntamente com agências reguladoras com o setor privado.
Além disso, ações que oferecem linhas de crédito de instituições financeiras públicas e privadas para o setor produtivo também fazem parte do comitê. A força-tarefa de Garantias e Créditos ao Setor Produtivo visa evitar o fechamento das empresas. A reativação das atividades ainda contribui para abastecimento e monitoramento de preços para entender as dificuldades que afetam o setor.
Foto: Pixabay