Ministério da Agricultura identifica foco de gripe aviária no interior de Minas

Vírus foi detectado em um pato de vida livre na cidade de Pará de Minas; situação não afeta comércio de itens avícolas

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmou, nesta quinta-feira (1°), a presença do vírus da gripe aviária em um pato de vida livre. O caso aconteceu em Pará de Minas, na Região Centro-Oeste do estado. O pato afetado pela doença é da espécie Cairina moschata, chamada de pato-do-mato.

Os técnicos do Mapa detectaram a versão de baixa patogenicidade da influenza. Em casos do tipo, o animal apresenta sintomas respiratórios discretos. Segundo o Mapa, a influenza aviária de baixa patogenicidade não implica em notificação obrigatória à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA). Não há prejuízos ao comércio internacional de itens avícolas.

A gripe aviária pode infectar, inclusive, os humanos. Apesar disso, infecções do tipo são esporádicas e estão, invariavelmente, ligados a pessoas que tiveram contato, sem proteção, com aves doentes. Não existem registros de transmissão entre humanos.

Paralelamente, o governo federal já constatou 19 casos de influenza de alta patogenicidade. Apenas nesta quinta-feira, seis novos focos foram contabilizados.

Pesquisar