Minas Gerais lidera ranking de turismo no Brasil

MG vem recebendo alto volume de turistas em busca da natureza e dos patrimônios

No ano de 2023 o estado de Minas Gerais apresentou um notável crescimento no turismo. Aqueles que visitam Minas, buscam conhecer os patrimônios e culinária típica como o Queijo Canastra e o Queijo Minas. Outros desejam o contato com a natureza, algo abundante no estado. Ainda existem aqueles interessados no turismo de negócios. 

Cidades com destaque são: São Roque de Minas, que abriga a Serra da Canastra, onde o famoso queijo é produzido, Uberlândia, um importante polo do agronegócio que atrai investidores, Poços de Caldas, famosa pelas suas fontes termais e Lima Duarte, onde está localizado o Parque Estadual do Ibitipoca, o segundo mais visitado do estado.

Dados do IBGE apontam que a variação do volume das atividades turísticas de Minas Gerais, em abril de 2023, foi 10,1% maior em comparação ao mesmo período do ano passado. Na escala nacional, essa variação foi de somente 1,4%. Isso confere um crescimento 720% no turismo em MG quando comparado ao Brasil. Além de movimentar a economia local, esses valores são acompanhados pela geração de muitos empregos ligados à área.

O secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira deu seu depoimento sobre os resultados empolgantes. “Os dados do IBGE apontam que o setor turístico é um dos principais responsáveis pelo aumento do PIB brasileiro, em 2,9% no ano passado, e o Governo de Minas reconhece e dá a devida importância ao segmento. Nossa meta é investirmos cada vez mais, a fim contribuirmos na geração de emprego e renda” declarou Oliveira.

Foto: Leonardo Costa / Parque Estadual do Ibitipoca

Pesquisar