Uberaba será beneficiada diretamente pela portaria que amplia por seis meses verba de custeio para as Unidades Básicas de Saúde que perderam profissionais do programa Mais Médicos. A portaria foi publicada ontem no Diário Oficial da União pelo Ministério da Saúde. Até então o repasse era cortado após dois meses da vacância do profissional.
Desde o início do ano o município perdeu oito profissionais do programa, de um total de 21 médicos. Inclusive, o secretário de Saúde, Iraci Neto, foi a Brasília no fim do mês passado para solicitar rapidez para a substituição dos médicos desligados do programa. Ao mesmo tempo, a pasta adotou outras medidas paliativas para minimizar o transtorno nas unidades que ficaram sem profissionais, como, por exemplo, remanejando pacientes.
Agora, com a portaria, mesmo sem o médico, a unidade básica vai conseguir receber a verba de custeio e outros financiamentos federais até a substituição dos oito médicos que se desligaram do programa. A medida, segundo o Ministério da Saúde, foi solicitada por estados e municípios em reunião ocorrida na semana passada da Comissão Intergestores Tripartite (CIT).
Postado originalmente por: JM Online – Uberaba