Mesmo com aumento de 10%, ovos de Páscoa devem ter demanda maior

Foto/Reprodução

Pesquisa da Associação Brasileira de Supermercados, a Abras, indica que os ovos de Páscoa estão 11% mais caros este ano, se comparado com 2019. As barras de chocolate e bombons tiveram aumento de 10% nos preços. Isso tem levado a uma procura maior por ovos artesanais, que apresentam valores até 25% mais baixos na comparação com o industrializado.

A diferença nos valores de venda dos produtos se deve ao alto custo operacional da indústria para a produção, conforme informou Veridiana Feres, proprietária de uma doceria artesanal em Uberaba. “As grandes indústrias começam a trabalhar com um ano de antecedência. Quando acaba a Páscoa, elas já começam a preparar para a próxima. Com isso, o custo de armazenamento, logística e manutenção de equipamentos acaba sendo muito alto. Esse custo, para ter a quantidade de produto demandada pelo mercado, acaba sendo mais alto. Nós, que fazemos o ovo de Páscoa artesanal, também temos custo alto, mas bem menor que a indústria”, explicou Veridiana.

O armazenamento e transporte de ovos de Páscoa exigem maior cuidado para que não sofram nenhum dano e esse custo acaba sendo repassado para o consumidor. No caso dos ovos artesanais, esses valores são bem menores já que os produtos são produzidos localmente e possuem um menor tempo de armazenamento.

A alta no preço dos ovos de Páscoa este ano também se deve ao preço do cacau, que sofreu uma série de reajustes, tendo alta acumulada de 12% nos últimos 12 meses. Segundo Veridiana, além da matéria-prima, também houve alta no preço das embalagens. “Tudo aumentou, infelizmente, e a gente está repassando muito pouco para o produto final. Mesmo com a alta, mantivemos os preços do ano passado”, revelou.

Mesmo com alta nos preços, dados da Abras apontam para aumento em 15% nas vendas deste ano. Veridiana também tem perspectiva melhor para esta Páscoa. “Este ano está respondendo melhor que o ano passado. As pessoas já estão acostumadas a esse jeito novo de viver, estão sinalizando que será uma Páscoa melhor”, finalizou. 

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Pesquisar