Mercado de olho: iHeartMedia, grupo de rádios, já é a maior plataforma comercial de podcasts dos Estados Unidos

Não é segredo algum que o áudio ganhou uma nova dimensão em todo o planeta, seja pelo conteúdo em formato ao vivo, como também aquele disponibilizado para ser consumido “on-demand”. E é a partir disso que o Podcast teve um novo “boom” nos Estados Unidos, crescendo de forma rápida principalmente nos últimos dois anos. A iHeartMedia, maior empresa de rádio da América do Norte, se antecipou ao movimento e hoje é a maior plataforma comercial de podcast nos Estados Unidos. A combinação entre o formato on-demand e o rádio funcionou em favor do grupo norte-americano.

O investimento feito pela iHeartMedia não foi pouco, sendo milionário. Em outubro de 2018 a empresa adquiriu a Stuff Media, uma editora de podcasts, valor que girou em torno de US$ 55 milhões. Isso foi somado aos podcasts que a iHeart já criava como o de personalidades de rádios como Bobby Bones, Elvis Duran, Big Boy e The Breakfast Club. Na época, eram 750 podcasts originais da iHeart e hoje o volume de conteúdo podcasting supera a marca de 250 mil.

A popularidade do serviço, assim como o sucesso dos podcasts Ron Burgundy Podcast. e Monster: The Zodiac Killer, impulsionaram a iHeartMedia nesta área e, segundo o Podtrac, o grupo de rádio já é o maior agregador comercial de podcasts nos Estados Unidos.

Segundo executivos da iHeart, o próprio rádio está impulsionando a adesão do público pelos podcasts oferecidos em suas plataformas. “Nós usamos nosso próprio poder promocional. Isso nos dá uma vantagem única. Nós escolhemos os que queremos empurrar, e nós empurramos”, diz Bob Pittman, CEO da iHeartMedia, em uma entrevista recente ao podcast Ad Age Ad Lib.

“Tem sido uma área de crescimento enorme. Temos uma especialização em áudio e realmente sabemos como falar com eles”, afirma Pittman, que completa dizendo que a iHeart aproveitou esse conhecimento à medida que a empresa expandiu ainda mais o podcasting.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar