Médicos negam que as baixas no comitê se deram por divergências

Após Prefeitura recuar em suspensão temporária de eventos em Uberaba, comitê técnico de enfrentamento ao coronavírus teve quatro baixas ao mesmo tempo no último fim de semana. Nos bastidores, o motivo da saída dos médicos vem sendo atrelado a divergências sobre o conteúdo do novo decreto municipal. Profissionais ouvidos pela reportagem do Jornal da Manhã negaram a situação.

Um dos médicos que comunicaram a decisão de deixar o comitê foi o infectologista Vitor Maluf. Em entrevista à Rádio JM ontem, ele confirmou que o comitê técnico não foi favorável à manutenção dos eventos na cidade. Porém, minimizou o impasse e disse que “discordâncias são normais”. “Entendo o jeito de gestão da prefeita Elisa e está sendo 100% coerente com seu discurso de campanha”, acrescentou.

Além disso, o profissional posicionou que a decisão pessoal de sair do comitê não foi motivada pelo posicionamento da Prefeitura de manter a permissão para eventos na cidade. Segundo ele, o afastamento do órgão foi necessário porque também está à frente de unidade da rede privada que atende casos de Covid-19. O infectologista justificou que a demanda aumentou significativamente, o que dificultou conciliar as duas funções.

Ainda assim, Maluf recomendou cautela e sugeriu que aglomerações sejam evitadas pela população, apesar dos eventos estarem liberados no decreto. “Agora não é a hora. Vamos ter um pouco mais de paciência”, manifestou.

A médica Sabrina Sarreta, que também deixou o comitê, evitou polêmica sobre divergências no órgão e manifestou que a saída do grupo já era prevista desde que desistiu de assumir a Secretaria de Saúde. “Eu estava no comitê, pois seria a secretária de Saúde. Como minha cessão pelo governo federal não se concretizou, foi natural a minha substituição no comitê pelo Dr. Sétimo Bóscolo”, disse.

Além disso, a profissional também agradeceu à Prefeita pela oportunidade de participar do comitê e declarou estar à disposição para colaborar com o governo municipal. “Foi uma honra e um grande aprendizado. Continuo apoiando a Elisa e seus secretários. Estou à disposição para ajudar no que for possível”, finalizou.

A reportagem do Jornal da Manhã também tentou ouvir o médico Raelson Batista sobre a decisão de sair do comitê de enfrentamento à Covid-19, mas ele não foi localizado para se posicionar sobre o assunto.

 A suspensão de todos os tipos de eventos chegou a ser anunciada pela prefeita Elisa Araújo na semana passada, sendo recomendada pelo comitê técnico de enfrentamento ao coronavírus. Porém, após conversa com empresários do setor, a administração municipal adotou postura menos rígida e apenas reduziu a lotação máxima de público liberada.

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Pesquisar