Uma nova pesquisa divulgada no periódico Medicina Natural na última segunda-feira (9) descobriu que o verapamil, um medicamento utilizado para tratamento de pressão alta, também pode ser eficaz na estabilização dos níveis de açúcar no sangue em pacientes com diabetes tipo 1. O que melhora a sobrevivência e a função das células beta que são produtoras de insulina.
A autora do estudo e professora de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo da Universidade do Alabama nos Estados Unidos, Anath Shalev, afirma que está é a primeira indicação de que temos algo para agir de maneira diferente de qualquer tratamento para diabetes atualmente disponível e que permite melhorar a função das células beta do próprio paciente.
O estudo fez um experimento com 24 pacientes adultos que desenvolveram diabetes tipo 1 nos últimos três meses e os resultados mostraram que, se o verapamil é tomado junto com a insulina, os pacientes precisam de menos insulina diariamente, além de ter menos episódios de hipoglicemia e conseguir manter bom controle glicêmico.
A pesquisadora ainda afirma que o verapamil pode ser aprovado apenas para reduzir a pressão arterial, já que é barato e está disponível para o público. Ainda de acordo com a professora, os estudos anteriores destacaram que a droga pode melhorar as condições dos pacientes com diabetes tipo 2 também.
Os pesquisadores pretendem expandir o estudo para incluir mais pacientes, especialmente crianças mais novas.
G.J
Tocador de áudio