Testagem rápida para detecção de HIV, sífilis, hepatite B e C será implantada em mais nove unidades de saúde no primeiro semestre de 2020, estima a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
As contempladas serão: Unidade de Saúde da Família (USF) Julieta Andrade, no Recreio dos Bandeirantes; USF Virlânea Augusta de Lima, no Jardim Maracanã; USF Beija-Flor, no Beija-Flor; USF Jardim Copacabana, no Jardim Copacabana; Centro de Saúde Professor Eurico Villela; no Centro; USF Francisco José Sabiá, em Ponte Alta; USF Fasto Cunha, na BR-050; USF Palmira Conceição, em Santa Rosa e USF Sebastião Lima, na Capelinha.
Conforme a pasta, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), 41 profissionais estão sendo capacitados para a aplicação do teste, realizado a partir da coleta de sangue com uma perfuração do dedo. O resultado é fornecido em cerca de 30 minutos.
Na cidade, 22 unidades de saúde – além do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM) e do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) – já oferecem o serviço.
Na próxima segunda-feira (24) e terça-feira (25), as unidades não funcionarão devido ao Carnaval. A expectativa é que o expediente retorne na quarta-feira (26), às 12h.