Mais de 5.200 pessoas são abordadas por dia em barreiras sanitárias

Divulgação

Diariamente, são abordados cerca 1.640 veículos e 5.218 pessoas nas barreiras sanitária montadas na última semana em sete locais estratégicos do perímetro urbano, que compõem a entradas e saídas da cidade. A informação foi divulgada pelo secretário-executivo do Conselho Municipal de Segurança de Uberaba, Capitão Roberto Alves de Oliveira, em entrevista à Rádio JM na sexta-feira (3).

“Logo você vê a magnitude dessa ação, o grande envolvimento de tudo isso”, posiciona o Capitão. De acordo com Oliveira, no fim de semana a ação é interrompida porque o fluxo de veículo diminui muito. “E nós temos que dar um descanso para essa tropa porque é um trabalho muito exaustivo”, complementa. Oliveira ainda pontua que os profissionais estão preparados para continuar o serviço na próxima semana, no entanto aguardam posicionamento do prefeito Paulo Piau.

Perguntado, o Capitão relata que, desde a montagem das barreiras, apenas duas situações fugiram do comum. Na última quarta-feira (1º), motorista de aplicativo foi preso após desacatar guarda municipal em barreira sanitária na avenida Tonico dos Santos (https://jmonline.com.br/novo/?noticias,5,POL%C3%8DCIA,194499). O outro caso refere-se a um indivíduo com mandado de prisão em aberto reconhecido pela tropa.

No entanto, Oliveira pondera que esse não é o intuito da ação. “Não há verificação de documentos nem de pessoas com mandado de prisão. Foram dois casos atípicos.”

Barreiras
As barreiras sanitárias estão funcionando nas avenidas João XXIII, Dona Maria de Santana Borges, Tonico dos Santos, Elias Cruvinel, Randolfo Borges, Niza Marquez Guaritá e no posto Graal.

Nas abordagens, as pessoas respondem a um questionário e passam pela aferição de temperatura corporal. De acordo com o secretário municipal de saúde, Iraci Neto, quem for identificado com sintomas de coronavírus terá o caso notificado e deverá assinar um Termo de Responsabilidade de Isolamento Domiciliar. Dependendo da gravidade, a pessoa já será encaminhada para o equipamento de saúde adequado.

 

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Pesquisar