AMM terá estande para receber e auxiliar agentes públicos de todo o Estado
Acontece a partir desta segunda-feira (27), a XXIV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, evento promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). Representantes mineiros terão participação recorde, foram 1.700 inscrições, sendo 400 de prefeitos. A Associação Mineira de Municípios (AMM) estará presente no evento com um estande, pronto para receber e auxiliar os prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais e agentes públicos de todo o Estado.
O presidente da AMM e prefeito de Coronel Fabriciano, Dr. Marcos Vinicius, falou da importância do encontro.
“A marcha dos prefeitos não é um evento simbólico e sim um evento prático onde que, o municipalismo brasileiro tem a oportunidade de reivindicar pautas que estão adormecidas, tanto a nível de Câmara como a nível de Senado e que pode estar afetando e impactando de forma negativa na ponta, que são os municípios. E essa é mais importante ainda pelo fato da reforma tributária. Nós temos que lembrar que somos um ente federado. O município faz parte dessa nação e os impactos se dão a nível de cidadão. Então a marcha vai ter essa característica nesse ano. Já temos marcado com a bancada mineira [um encontro]. Nós temos que tomar muito cuidado com essa reforma tributária, esgotar ela, o debate, para que no futuro não venha ser penalizado nem o cidadão, nem os próprios municípios em que vive esse cidadão. Minas Gerais está levando mais de 400 prefeitos e um total de duas mil pessoas do nosso estado, para Brasília. Essa é a maior delegação de Minas em um evento desse, nacional“, afirmou.
A 11ª Reunião da AMM com a Bancada Mineira no Congresso Nacional acontece na terça, 28 de março, no Auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados. O encontro será coordenado pelo presidente da AMM e durante a reunião, será apresentada a pauta prioritária, com temas essenciais para o municipalismo, como a PEC 253/2016 (ADI sobre representação de municípios), o PLP 139/2022 (transição de queda de coeficiente de FPM), a PEC 23/2022 (estabelece o adicional de 1% ao FPM), a PEC 25/2022 (estabelece o adicional de 1,5% ao FPM), a Emenda 128 (déficit habitacional), e o PLP 108/2021 (limite das MEIs), entre outras propostas importantes.
Na quarta-feira, 29 de março, está programada uma reunião da AMM com o grupo de trabalho da reforma tributária, para apresentação da proposta aos prefeitos mineiros. A solicitação foi feita pelo Dr. Marcos Vinícius, ao coordenador do grupo de trabalho da reforma tributária, deputado federal Reginaldo Lopes. Marcos também participa neste dia de um café com o Governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), juntamente com o deputado federal Zé Silva e demais parlamentares membros da bancada mineira, para discussão de assuntos acerca do municipalismo mineiro. A XXIV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, acontece até o dia 30 de março, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB).
*Com informações da AMM
Foto: Reprodução/AMM