Mais buzinaços: comerciantes organizam carreatas pedindo reabertura do comércio

Foto/Jairo Chagas 


Primeiro buzinaço a favor do Decreto nº 5555 aconteceu ontem à tarde

Está marcada para às 14h desta sexta-feira (29) nova carreata de comerciantes a favor da reabertura do comércio conforme regras estabelecidas pelo Decreto nº 5555, publicado na última segunda-feira (25) e suspenso pela Justiça Federal. O ponto de partida será a Praça da Abadia, na avenida Prudente de Morais, bairro Abadia.

Durante o trajeto, os comerciantes passarão em frente à Justiça Federal, na avenida Carmelita Castro Cunha, bairro Vila Olímpica, e terminarão a carreata na porta do Centro Administrativo da Prefeitura de Uberaba, na avenida Dom Luiz Maria Santana, bairro Santa Marta.

Leia também: Donos de academia fazem carreata hoje pela retomada das atividades

Um dos coordenadores do protesto, o varejista do ramo de confecções Gustavo Peguim, declara que o ato será pacífico e sem posições políticas. “Nosso intuito não é fazer bagunça nenhuma, nós só estamos correndo atrás do nosso ganha pão”, afirma.

Peguim informa que foram convidados comerciantes de shoppings centers, centro e bairros da cidade. “A gente espera que dê bastante gente para ver se a gente consegue mover alguma coisa sobre esse decreto que o juiz não deixou ficar em funcionamento.”

Os movimentos a favor da reabertura do comércio e do Decreto 5555/20 começaram ontem, com manifestação pacífica seguida de carreata, com concentração na rotatória próxima ao Shopping Uberaba. O buzinaço teve percurso semelhante ao da manifestação programada para hoje.

Os organizadores decidiram manter os movimentos separados, mesmo que tenham a adesão de todos os outros movimentos, ao invés de um único movimento – como foi feito no início do isolamento social. Eles acreditam que mais manifestações atrairão atenção dos envolvidos (Justiça Federal e Prefeitura) ao apelo da categoria.

Manifestação no sábado
Carreata com os mesmos objetivos ocorrerá no sábado (30), às 9h. O ponto de partida também será a Praça da Abadia. O trajeto curto tem como destino a Justiça Federal.

Segundo integrante da coordenação do ato, o comerciante do segmento de instalação de câmeras Ricardo Teles, os lojistas estão “100%” de acordo com o Decreto nº 5555. “É o que sempre pedimos”, pontua, referindo-se a flexibilização da entrada dos clientes permitida pelo decreto suspenso.

 

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Pesquisar