A revisão as tarifas está prevista no contrato da ANEEL com a Cemig. O objetivo é equilibrar os gastos com a prestação de serviços de distribuição de energia feito pela agência
A conta de luz dos brasileiros em Maio vai ficar mais cara. Em comunicado, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que a bandeira tarifária passa para a cor amarela. Isto significa aumento de um real a mais nas tarifas a cada 100 Kwh hora consumidos.
A Aneel explicou que a mudança da bandeira verde em abril, quando não há aumento nas contas de luz, para amarelo em maio é que o fim do período úmido e a incidência menor das chuvas afetaram os reservatórios das hidrelétricas das regiões sudeste, Centro-oeste e Nordeste.
O sistema de bandeiras tarifárias foi criado pela Aneel para sinalizar o custo real da energia no Brasil. As bandeiras são representadas pelas cores verde, amarela e vermelha que indicam se a energia vai ficar mais cara. As cobranças acontecem devido as condições de geração nas hidrelétricas.
Além da mudança da bandeira tarifária, um reajuste de 25,87% foi aprovado para maio. A definição aconteceu em audiência sobre revisão tarifária da Cemig. A revisão as tarifas está prevista no contrato da ANEEL com a Cemig. O objetivo é equilibrar os gastos com a prestação de serviços de distribuição de energia feito pela agência.
A.W