Live sobre semelhanças e diferenças do jornalismo e da literatura é realizada neste sábado

Imagem/Divulgação

A vida imita a arte ou a arte imita a vida? Uma questão antiga que circunda o ser humano e que talvez não haja consenso quanto a resposta. Com intuito de analisar as diferenças do jornalismo e da literatura, será promovida a transmissão virtual "A literatura da vida real – Produção de contos e crônicas", com a jornalista e escritora Raiane Duarte. 

A live será realizada neste sábado (06), às 14h, pelo Instagram @paralelo.meridiano e Youtube, no canal Paralelo Meridiano. O evento é gratuito e haverá emissão de certificado. A "A literatura da vida real – Produção de contos e crônicas” está sendo desenvolvida através da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc 14.017/2020, por meio do "Cultura ON" da Fundação Cultural de Uberaba (FCU). 

Pensando em valorizar a linguagem literária, temas sociais e até mesmo a vida rotineira, o projeto se propõe a realizar uma live sobre produção de contos, crônicas e textos curtos. A live faz um paralelo com o jornalismo literário, que em diversas vezes esbarra na literatura, unindo fatos com poesia. 

“A literatura da vida real – Produção de contos e crônicas” será dividida em alguns blocos. O primeiro fará uma apresentação sobre a literatura e o jornalismo, mostrando as diferenças e semelhanças entre os dois. Traçará um rápido panorama histórico do jornalismo literário. Posteriormente serão abordados a crônica, a coluna e conto, trazendo exemplos de obras e autores/jornalistas. Por fim, o último bloco trará algumas dicas para quem quer começar a escrever. O espaço da live também será de interação, para que o participante possa interagir e fazer perguntas. 

A Lei Aldir Blanc tem o intuito de promover ações para garantir uma renda emergencial para trabalhadores da Cultura e manutenção dos espaços culturais brasileiros durante o período da pandemia do Covid‐19. Os recursos foram repassados pela Fundação Cultural de Uberaba, que lançou alguns editais, entre eles o "Cultura ON". Todas as propostas estão sendo transmitidas on-line, para evitar a proliferação do coronavírus, seguindo as recomendações da segurança. Afinal de contas, a pandemia ainda não acabou, então é importante manter o distanciamento social, lavar bem as mãos e usar máscara.


 

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Pesquisar