Lei do Setembro Amarelo de autoria da vereadora Lohanna é aprovada em Divinópolis

Foi aprovado na última terça-feira, dia 09 de agosto, a Lei que inclui no calendário oficial de eventos e festas do município o dia 10 de setembro como “Dia Municipal de Valorização da vida e Prevenção ao Suicídio”, bem como institui a campanha “Setembro Amarelo”, de autoria da vereadora Lohanna França.

Ao ano, o Brasil registra mais de 13 mil casos de suicídio. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

A Lei tem como objetivo realizar no município a campanha “Setembro Amarelo”, e obrigará que os órgãos públicos divulguem em seus ambientes o número do serviço prestado pelo Centro de Valorização da Vida, que é uma das ferramentas usadas na prevenção de suicídio e pode ser acionada por meio do telefone 188.

Lohanna cita que é essencial que o município trabalhe a preservação e valorização da vida através de campanhas de prevenção: “Sabemos que o número de suicídios no Brasil aumentou, principalmente entre os jovens. Pensando nisso, é essencial que o município seja parceiro na preservação da vida, criando e realizando políticas públicas de auxílio à saúde mental.” disse a vereadora.

As informações são da assessoria.

Pesquisar