Foto/Divulgação
Diretor do foro, juiz Fabiano Garcia Veronez, participou da solenidade de inauguração na nova sala do Fórum Melo Viana
Fórum Melo Viana recebeu nova sala de videoconferência, que será destinada à Justiça Militar estadual, para a realização de audiências a distância e em tempo real. O espaço é resultado de acordo de cooperação entre o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e o Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG).
Conforme o diretor do foro, juiz Fabiano Garcia Veronez, a solenidade de inauguração foi realizada de forma virtual. Ele fez questão de participar, direto do novo espaço, utilizando todo o sistema que será usado nas audiências. O presidente do TJMG, desembargador Gilson Soares Lemes, foi representado no evento pelo desembargador Fabiano Rubinger de Queiroz, que já atuou na comarca de Uberaba. A inauguração também contou com a presença do chefe da Corte Militar mineira, desembargador Fernando José Armando Ribeiro.
Na solenidade, Fabiano Garcia Veronez fez um breve histórico sobre o uso das videoconferências na comarca de Uberaba. O processo vem desde 2013 e, segundo ele, permitiu que Uberaba enfrentasse com menos dificuldade a pandemia, realizando grande número de audiências. “Apenas cinco dias depois da suspensão do expediente, já realizávamos a primeira audiência por videoconferência, com todos os operadores do direito em ambientes separados”, destacou.
E, atualmente na onda roxa do programa Minas Consciente do Governo de Minas, as 17 varas de Uberaba e os dois juízes auxiliares estão realizando as audiências designadas por videoconferência. Especificamente sobre a inauguração da nova sala, o magistrado acredita que haverá economia de tempo e de recursos para a Corte Militar mineira.
Além da instalação da sala de audiência, a parceria tem como objetivo a manutenção e a operacionalização do sistema de videoconferência em sedes do Judiciário mineiro no interior, para casos envolvendo a Justiça Militar estadual. “A iniciativa visa evitar deslocamentos de militares e civis para a sede da Justiça Militar, em Belo Horizonte”, explica o desembargador Fabiano Rubinger.
Segundo ele, a sala traz benefícios, pois possibilita a realização a distância e em tempo real de audiências, interrogatório, oitiva de testemunhas e diversos outros atos processuais relacionados à Justiça Militar em Minas. “Tudo isso significa redução de custos, além de tornar os atos mais ágeis, de modo geral”, afirmou.
No Fórum Melo Viana, o espaço atenderá a demandas da Justiça Militar em Uberaba e em cidades vizinhas, como Frutal, Araxá, Iturama, Carneirinho e Perdizes.
Postado originalmente por: JM Online – Uberaba