Júpiter e Saturno chegam ao ápice de alinhamento nesta segunda

Fenômeno raro poderá ser visto a olho nu

Um fenômeno raro no céu da Terra. Os maiores planetas do sistema solar, Júpiter e Saturno, vão se alinhar em relação ao nosso planeta, permitindo que se possa vê-los como se fossem uma dupla, colados, em conjunção.

O professor do Instituto de Física da Universidade de Brasília, José Leonardo Ferreira, explica que o alinhamento se dá pelo período de rotação em torno do sol.

E nesta segunda, 21 de dezembro, será o ponto máximo do alinhamento.

A depender das condições climáticas, será possível ver os dois planetas a olho nu. Um pequeno telescópio amador, ou até um binóculo, pode ajudar a ver mais detalhes desses dois gigantes planetas gasosos, que possuem pouca matéria sólida.

José Leonardo Ferreira afirma que com um pequeno telescópio dará para ver melhor as belezas dos planetas.

Júpiter é o maior planeta do sistema solar, ele fica logo ali, depois de Marte, a mais de 600 milhões de quilômetros. Ele tem 11 vezes o tamanho do diâmetro da Terra. No planeta pode ser visto uma grande mancha vermelha.

Já Saturno só perde em tamanho no sistema solar pra Júpiter, sendo cerca de 20% menor. O planeta tem como característica seus anéis, compostos de fragmentos de rocha e gelo.

As luas desses planetas também atraem pesquisas da Terra. A lua Europa, de Júpiter, e a lua Titã, de Saturno, são objetos de estudos sobre a existência de vida.

*As informações são da Radioagência Nacional

Pesquisar