Jucemg aponta que Divinópolis fechou 2020 com saldo positivo na abertura de empresas

Os dados do órgão mostram que a cidade registrou 733 novas empresas durante a pandemia de Covid-19

A Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg) apontou que Divinópolis, na região Centro-Oeste, registrou em 2020 um saldo positivo de empresas abertas no ano, em relação ao número de empresas fechadas. Em meio à pandemia de Covid-19, a cidade registrou 733 novas empresas, contra 633 fechadas.

Ainda conforme os dados da Jucemg, a partir de junho o número de empresas abertas superou os das empresas encerradas na cidade, sendo 54 novas empresas diante de 53 fechamentos.

Já em novembro foi registrado o melhor saldo de 2020, ao todo foram 80 empresas abertas e 40 fechadas no período.

Segundo o especialista em finanças, Célio Tavares, a abertura de novas empresas pode ser justificava diante das pessoas que perderam o emprego e como estratégia abriram novos negócios.

Com a chegada da vacina, Tavares aponta uma expectativa ainda melhor para este ano, visto que com mais empresas abertas, novos empregos vão ser gerados. O comércio, serviços e construção civil são os principais setores.

Apesar da abertura de novas empresas, Divinópolis encerrou 2020 com saldo negativo na geração de empregos pelo segundo ano consecutivo. No entanto, no ano passado, o compilado final apontou que a queda nas admissões caíram mais que o dobro em relação a 2019.

Em 2019, a cidade registrou declínio nas contratações, ficando com saldo negativo, assim como 2020 que ainda teve a pandemia como principal agravante.

Desta forma, o déficit na negação de empregos no ano passado é o dobro do registrado em 2019, quando Divinópolis fechou o ciclo com menos 235 vagas de emprego. Já em 2020 o saldo negativo foi de menos 505 contratações no mercado de trabalho.

 

Pesquisar