Aprovação na Câmara para o pagamento de subsídio para a próxima empresa de ônibus e o Fundo Municipal de Cultura. Esses foram os temas discutidos nesta segunda-feira (07) com o prefeito José Braz (Progressistas) durante o programa “Jornal Municipal”.
Para falar sobre o tema, também estiveram presentes o vereador Cristian Tânus Bahia (PTB) e a diretora geral da Fundate, Gilca Napier.
Durante a conversa, o vereador explicou como foi todo o processo de aprovação do PL, as mudanças que o projeto teve e a expectativa da contratação de uma nova empresa para atender o município em caráter emergencial.
Um novo projeto de lei será votado na Câmara Municipal nas próximas semana, desta vez, para definir o valor do subsídio que o município ofertará à nova empresa.
José Braz informou que a prefeitura tem pressa em organizar toda a documentação para a realização da licitação e evitar que a população fique desassistida com o transporte público. “Queremos resolver essa questão o quanto antes. O nosso objetivo é evitar que a população saia prejudicada com a falta de transporte público”, destacou o prefeito.
Durante a entrevista, Gilca Napier falou que as inscrições para as propostas culturais vão até o dia 25 de junho. Segundo ela, os projetos serão apreciados por peritos e selecionados posteriormente. ‘O objetivo do edital é selecionar propostas de caráter estritamente artístico-cultural para receber o incentivo financeiro’, disse Gilca.
As áreas que poderão se inscrever são; Artes Visuais e Designer, Artes Cênicas (Circo, dança, teatro), Artesanato, Audiovisual e Novas Mídias, Fotografia, Grupos Étnicos e Grupos de Gêneros, Literatura e Leitura, Música, Patrimônio e Tradições (culturas populares tradicionais, culturas populares urbanas, gastronomia e Cultura Alimentar, Moda e Vestuário, Memória, Arquivos e museus), Produção Cultural e técnica da Cultura, artes integradas.
Ao todo, serão destinados pela Prefeitura R$ 253 mil para os patrocínios dos projetos.
A ideia é que outros editais sejam abertos durante o ano para beneficiar a classe artística do município.
Nesta terça-feira, será realizado um curso presencial para esclarecer as dúvidas dos produtores culturais que se inscreveram no edital. Até as 11h desta segunda-feira haviam disponíveis apenas oito vagas. Os interessados a participar, deverão ir pessoalmente à Fundarte e realizar sua inscrição.
Fonte : Rádio Muriaé
Postado originalmente por: Rádio Muriaé