A JBL, companhia americana de eletrônicos de áudio, trouxe ao Brasil o JBL Tuner FM. O gadget é uma caixa de som sem fio da JBL que agrega também as funcionalidades de rádio FM, inclusive com o chamado dial estendido de FM. O dispositivo chegou ao Brasil nesta semana com preço sugerido de R$ 599.
O aparelho da JBL é equipado com uma pequena tela LCD e a caixinha permite sintonizar emissoras de rádio locais que operem em FM por meio dos botões de controle, localizados no topo do aparelho. Outro destaque é a possibilidade de salvar suas emissoras preferidas.
Segundo a fabricante, a Tuner FM tem bateria para oito horas de uso e está disponível nas cores preta ou branca. Para quem quer sintonizar sinal de rádio, a Tuner FM deve cobrir a faixa que vai dos 76 FM aos 108 FM, já atendendo as normas que determina a inserção da chamada faixa estendida.
Em termos de especificações técnicas, a Tuner FM vem com sistema de som de 5 watts RMS de potência. Esse valor, que determina a força do alto falante, revela que o produto é capaz de reproduzir som mais baixo e não tão encorpado quanto caixas maiores. A potência relativamente baixa não surpreende, uma vez que o modelo usa apenas um driver (peça que transforma sinais elétricos em som) de 44,5 mm de diâmetro.
De acordo com a fabricante, o dispositivo tem faixa de frequência de resposta que varia de 85 Hz a 20 kHz. A faixa é um pouco mais restrita e pode significar sacrifícios na hora de curtir graves – a batida da música, em geral, associada a instrumentos como bateria e baixos – já que o valor mínimo fica em 85 Hz.
Com relação à bateria, as oito horas de duração podem variar um pouco, a depender do tipo de música e do volume que você costuma escutar. De acordo com a JBL, são necessárias 3,5 horas para carregar o componente. A caixa com rádio é vendida acompanhada de cabo USB e de carregador para a bateria.
Com informações do Tudo Rádio