Entre as ações, promovem reflexões sobre o tema e incentivam a busca por assistência especializada
![](https://portalamirt.com.br/wp-content/uploads/2025/01/post-instagram-janeiro-branco-simples-branco-1024x1024.png)
Alinhada aos objetivos da campanha ‘Janeiro Branco’, a Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis) aderiu ao movimento que busca conscientizar e alertar a população para a relevância dos cuidados com a saúde mental e emocional. Entre as ações, promove reflexões sobre o tema e incentiva a busca por assistência especializada.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil lidera o ranking mundial de transtornos de ansiedade, com 9,3% da população afetada, ou cerca de 18 milhões de brasileiros. A depressão também se apresenta como preocupação crescente, agravada pelo impacto da pandemia de COVID-19, que resultou em um aumento de 25% nos casos de transtornos mentais no país.
A Amagis Saúde, plano de saúde dos associados da Amagis, por meio do programa ‘Amor à Vida’, reforça o compromisso com o bem-estar de magistrados, magistradas e seus familiares, oferecendo atendimento especializado em saúde mental. O médico psiquiatra Octávio Saliba, integrante da equipe do programa, ressaltou a importância de estar atento à saúde mental. De acordo com ele, se trata de um estado dinâmico de equilíbrio interno, que permite aos indivíduos usarem todas as suas habilidades em harmonia com os valores universais da sociedade.
“A saúde mental é sustentada por dois pilares: sensação de bem-estar e produtividade. No contexto atual, com tantas incertezas, guerras, crises políticas e econômicas, o bem-estar emocional, psicológico e social é frequentemente colocado à prova. O aumento das demandas judiciais e a sobrecarga de trabalho podem levar à síndrome de Burnout, por exemplo, caracterizada por esgotamento profissional decorrente de estressores prolongados no trabalho, como longas horas de trabalho, metas rígidas e falta de suporte institucional”, avaliou.
Um dos sinais de alertas destacados por Octávio Saliba é a irritabilidade excessiva, insônia persistente ou hipersonia, alteração no padrão alimentar, preocupação constante, dores de cabeça frequentes entre outros.
“Deve-se buscar apoio especializado quando necessário”, orientou.
Para a vice-presidente de Saúde da Amagis, juíza Flávia Birchal, a campanha Janeiro Branco é fundamental para conscientizar sobre a importância do cuidado com a mente.
“Magistrados e magistradas enfrentam desafios diários durante o exercício da função que podem gerar altos níveis de estresse. Por isso, a Amagis Saúde se dedica a oferecer suporte especializado por meio do programa ‘Amor à Vida’, contribuindo para a prevenção e promoção de uma vida mais equilibrada”, disse.