Brasília – O deputado federal Jaime Martins (PSD/MG) se reuniu nesta quarta-feira (07), com o Ministro Gilberto Kassab, acompanhado dos presidentes das Associações de Rádio e TV de Minas Gerais, Mayrinck Pinto de Aguiar Jr, e do Mato Grosso do Sul, Sr. Rosário Neto, a fim de debater a inovação no sistema de comunicação, em especial a migração das rádios AM para FM.
Atualmente, o Brasil passa por um grande processo de migração das rádios, do AM para FM. A migração surgiu em 2009, com a necessidade dos radiodifusores preservarem as emissoras que estão ou estavam em AM, e que sentiram a necessidade de aprimorar seus serviços pleiteando a faixa FM. Em linhas gerais, a Faixa FM (Frequência Modulada) possui melhor qualidade de som e tem menos chiado e interferências.
Historicamente, as rádios em AM (Modulação em Amplitude) têm longo alcance (dependendo da faixa e horário de transmissão) e frequentemente sofrem mais interferências eletromagnéticas, com comportamentos distintos entre dia e noite e com alta degradação imposta pelo ruído elétrico urbano. Já o FM tem comportamento de cobertura mais uniforme entre dia e noite, sendo sensivelmente menos afetado por interferências radioelétricas.
Na reunião, Jaime Martins salientou seu compromisso com a área. “Toda essa mudança é muito importante porque vai oferecer ao público uma qualidade de áudio muito melhor. E essa reciclagem também é positiva para o radiodifusor. Não é simplesmente mudar do AM para o FM, é inovar o conteúdo, programação, e ampliar as perspectivas comerciais de milhares de trabalhadores no setor” salientou.
Por: Ronie Lobato