Após o princípio de incêndio no décimo andar da Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte, onde funciona o CTI da unidade de saúde, pacientes começaram a ser retirados por médicos, enfermeiros e outros funcionários do hospital. O incêndio que atingiu um quarto do CTI na noite de segunda-feira (27) teria começado em um equipamento de oxigênio. De acordo com o Corpo de Bombeiros, não há vítimas diretas do incêndio – por queimaduras ou contaminação por fumaça.
Pacientes internados em estado grave precisaram ser evacuados às pressas para a entrada do hospital, onde permaneceram até que o fogo fosse debelado. Controlado o incêndio, o andar afetado foi completamente interditado.
O hospital passou por vistoria da Defesa Civil de Belo Horizonte e do Corpo de Bombeiros e foi detectado que não houve nenhum dano estrutural.
Cerca de 50 pacientes acabaram sendo transferidos para outros hospitais públicos da região – segundo a Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), treze pacientes foram acolhidos no Hospital João XXIII e três bebês internados na UTI neonatal da Santa Casa foram levados à Maternidade Odete Valadares; os outros foram transferidos para o Hospital São Lucas, conforme informou o diretor-jurídico da Santa Casa, João Costa.