A Prefeitura de Itamarandiba, no Vale do Jequitinhonha, confirmou na tarde desta terça-feira (17/04/2018) seis casos de tuberculose no município. A nota, assinada pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, informa que as ocorrências foram registradas na primeira quinzena deste mês de abril.
“Levando-se em consideração a gravidade do fato, a Secretaria Municipal de Saúde delegou agentes públicos a realizarem visitas às escolas e empresas para alertarem alunos, corpo docente, empresários e funcionários quanto a importância de estarem cientes aos sintomas e a necessidade de serem parceiros na propagação das informações relacionadas à tuberculose”, diz a nota.
A Secretaria de Saúde também solicitou que a população fique atenta e divulgou alguns sintomas característicos da doença, como:
1- Febre alta;
2- Suores noturnos;
3- Tosse persistente há 02 (duas) semanas;
4- Falta de ar;
5- Sensação de mal-estar;
6- Perda de peso considerável.
A Secretaria informa ainda, ainda, que a transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de bactéria expelida por tosse, espirro ou fala. Nesse sentido, é extremamente importante manter a casa e ambientes de trabalho arejados; para tanto deixe janelas e portas abertas permitindo a entrada de luz solar e circulação do ar. Vale destacar que a doença não é transmitida via talheres, copos, toalhas, banheiros, beijos e abraços.
Aos primeiros sinais da doença procure a unidade de saúde mais próxima. Para mais informações e esclarecimentos ligue (38)3521-3188 ou procure o Departamento de Vigilância Epidemiológica, à Rua Coronel Gentil Fernandes, 108, Centro de Itamarandiba (MG).
VER PRIMEIRO
Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:
(Com Ascom da Prefeitura de Itamarandiba)
Postado originalmente por: Aconteceu no Vale