A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promove diversas atividades para marcar o Dia D de Uso Racional de Medicamentos, comemorado em todo o país em 5 de maio. Nessa data uma ação popular acontece no Mercado Municipal com a equipe de farmacêuticos da saúde fazendo aferição de pressão, distribuição de panfletos explicativos e tirando dúvidas de toda a população em relação ao uso adequado e conservação de medicamentos.
Em Itabira a campanha ganhou o slogan “Orientação correta, garante a dose certa”. Além do movimento no dia 5, a Secretaria vai realizar palestras com a participação do grupo do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF), com o tema “Uso Racional de Medicamento”. No PSF do bairro Praia 2/Juca Rosa, na terça-feira (3/05), a palestra será com a farmacêutica Laryssa Ferreira de Assis. Ainda no dia 3, acontece no Centro de Convivênica uma palestra com a farmacêutica Síntia Alves Silva Soares. Na Associação dos Moradores do Eldorado, na quarta-feira (4), a palestra fica por conta de Vera Lúcia Frederico. As ações visam alertar a comunidade sobre os riscos causados à saúde pelo uso indevido e incorreto de medicamentos e automedicação.
De acordo com a SMS o uso racional de medicamentos e a orientação são fundamentais para garantir a saúde da população. A data foi criada com o intuito de alertar quanto aos riscos causados pela automedicação. O objetivo é ressaltar o papel do uso indiscriminado de medicamentos e a automedicação como principais responsáveis pelos altos índices de intoxicação por remédios.
Portanto, a automedicação pode trazer sérios riscos à saúde. A ingestão de sustâncias de forma inadequada pode causar reações como dependência, intoxicação e até a morte. As discussões sobre o tema reforçam a importância de utilizar os medicamentos corretamente e fazer o descarte adequado.
Veja abaixo algumas orientações quanto ao uso correto de medicamentos:
– Tome medicamento apenas com prescrição médica e siga a dose indicada;
– Mantenha os medicamentos na embalagem original para evitar confundi-los;
– Jamais interrompa o tratamento e tome os medicamentos sempre com água;
– Fique atento à validade e o local de armazenamento dos medicamentos;
– Respeite o horário e período indicado pela receita e se tiver reação procure o farmacêutico;
– Esclareça suas dúvidas, procure sempre ajuda do médico, do farmacêutico ou da equipe de saúde;
– Não descarte medicamentos no lixo comum, procure uma farmácia ou unidade de saúde para a coleta.
As informações são do Portal Itabira Notícia, associado AMIRT