Uma fábrica clandestina de coalho, localizada no Chacreamento Rural Quinta da Boa Vista, Zona Norte de Montes Claros, foi interditada e autuada no último dia 25 de abril por uma equipe de fiscais da Gerência de Normatização e Controle Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, por descontrole ambiental e infestação de moscas.
De acordo o coordenador de Fiscalização Ambiental, Gilmar José Caldeira, a fábrica estava funcionando sem licença ambiental e foi denunciada por moradores, através do aplicativo SEMMA DENÚNCIA. “Além da falta de licença ambiental dos órgãos competentes, a fábrica de coalho vinha exercendo atividade potencialmente prejudicial ao meio ambiente, despejando influentes causadores de degradação ambiental. Justamente por isso ela foi autuada e interditada, até que sejam sanadas as irregularidades, deixando de causar fortes odores e a infestação de moscas, que acabou ocasionando a insatisfação dos moradores que denunciaram a indústria clandestina através do nosso aplicativo”, informou Caldeira.
SEMMA DENÚNCIA
O aplicativo SEMMA DENÚNCIA permite que a população denuncie qualquer tipo de ação que prejudique o meio ambiente na cidade, a qualquer dia ou momento, com agilidade, em anonimato. Através do aplicativo, qualquer pessoa pode fazer sugestões, denunciar chacreamentos clandestinos, cortes de árvores, invasões de áreas verdes, despejo irregular de lixo e esgoto, poluição sonora, dentre outras violações da legislação ambiental.
DENÚNCIA
Para efetuar uma denúncia é necessário se atentar a algumas informações essenciais:
–LOCALIZAÇÃO: É importante apresentar dados precisos sobre a localização da denúncia a ser fiscalizada, incluindo endereço e pontos de referência.
–FATO: Indicar dados claros e precisos sobre a denúncia, como o tipo de crime ou infração que está ocorrendo.
–IDENTIFICAÇÃO: Mesmo tendo seu anonimato garantido, o denunciante poderá informar seus dados cadastrais, como nome, telefone, e-mail e endereço, que serão mantidos em sigilo, mas são essenciais para dar retorno sobre os encaminhamentos das denúncias realizadas. Caso o denunciante não queira informar seus dados, a fiscalização ocorrerá da mesma forma. Entretanto, a Secretaria não terá condições de informar o resultado da fiscalização.
A riqueza de detalhes é fundamental para que a fiscalização possa encontrar com agilidade o local da suposta infração. Muitas vezes, a insuficiência dos dados impossibilita ou retarda o atendimento da denúncia. O aplicativo está disponível gratuitamente para a população através do Google Play, com o nome SEMMA DENÚNCIA, e funciona em smartphones que possuem o sistema operacional Android.
Por VinTV