Diante do aumento de notificações de casos de doenças respiratórias, principalmente a Covid-19, a Prefeitura de Manhuaçu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, passa a recomendar à população que use máscara em locais fechados e faça a higienização das mãos frequentemente.
A coordenadora da Vigilância em Saúde, Maria Cristina Caldeira Duarte, explica que a equipe técnica está monitorando o cenário epidemiológico e por isso essa recomendação. “Nós estamos em um período propício para casos de doenças respiratórias, incluindo as síndromes gripais, entre elas a Covid-19. Sendo assim, a nossa preocupação é principalmente, que ocorra um aumento muito rápido de casos de Covid-19, ainda mais que as pessoas ficam em espaços fechados por conta do frio. Neste sentido nós estamos fazendo esta recomendação”.
No período de 1º de maio a 04 de junho, foram 31 casos de Covid-19 confirmados em Manhuaçu, representando 5,1% de taxa de positividade dentro das 608 notificações recebidas. “Essa taxa pode parecer um número pequeno, mas já nos dá um sinal de alerta, por conta do período. É bom ressaltar que a partir do momento que essa taxa chegar a 20% ou mais, será necessário estabelecer medidas sanitárias mais energéticas para conter a doença. Por isso, estamos recomendando o uso de máscara em ambientes fechados e que possam higienizar as mãos sempre”, explica Maria Cristina.
Em casos de sintomas, como coriza, espirros, dor de garganta, febre, dor no corpo ou dificuldade em respirar, procure uma Unidade de Saúde ou a UAR.
SECOM Prefeitura de Manhuaçu
As informações são do portal Tribuna do Leste.