Missa presidida pelo Pe. Fabiano Roberto
Missas da Arquidiocese de Uberaba, tradicionalmente às 9h, podem ser acompanhadas ao vivo pelo Facebook da Arquidiocese e pelas rádios Roma, de Romaria, e Metropolitana, em Uberaba, todos os dias da semana. O responsável pela missa é divulgado um dia antes no Facebook e Instagram da Arquidiocese. Os cultos das igrejas evangélicas também são transmitidos online pelas mídias sociais.
A assessoria de comunicação da Arquidiocese explica que as celebrações continuam ocorrendo no mesmo horário em todas as paróquias de Uberaba, mas também sem a presença dos fiéis, devido ao novo coronavírus. As que possuem os equipamentos necessários transmitem as missas, via Facebook ou Instagram.
Segundo o presidente do Conselho de Pastores Evangélicos de Uberaba (Conpeu), Eloísio Santos, a maioria das igrejas evangélicas possui páginas no Facebook ou Instagram, enquanto alguns cultos são divulgados no próprio perfil do pastor. “A maioria faz de dentro da igreja, mas sem pessoas. Um grupo menor, que não tem esse costume, tem transmitido [o culto] aos domingos em casa”.
O Conpeu incentiva os pastores a transmitirem online a celebração, pontua Eloísio. “As pessoas da igreja que trabalham com transmissão, mídia social, colocaram-se à disposição para auxiliar os pastores. Uns já aprenderam e estão fazendo sozinhos”, afirma o pastor, pontuando que o Conselho também tem ajudado na confecção de flyers para divulgar as lives.
REABERTURA DAS IGREJAS
A Arquidiocese de Uberaba prepara a retomada das atividades, ainda que parcial, nas igrejas na cidade a partir do dia 4 de maio. Para tanto, algumas regras foram impostas, divulgadas no site da Arquidiocese.
1. Não poderá haver celebração com povo e nem qualquer tipo de aglomeração de pessoas, como reuniões, grupos de oração e afins, seguindo as recomendações da saúde pública.
2. As secretarias deverão retornar o seu funcionamento interno e o atendimento externo, quando houver necessidade, deve respeitar todas as normas e cuidados exigidos pelas autoridades da saúde: disponibilizar álcool gel 70%, utilizar máscaras de proteção e manter a distância de, pelo menos, 1 metro e meio entre as pessoas.
3. As igrejas deverão permanecer limpas, abertas e arejadas, para que os fiéis possam realizar suas orações particulares, sem aglomeração e com toda a cautela necessária.
Postado originalmente por: JM Online – Uberaba