Igreja Católica em Uberaba mobiliza fiéis, esclarecendo a respeito da importância de realizarem o recadastramento biométrico. O prazo final é 9 de fevereiro, falta praticamente um mês para o fim e, conforme dados divulgados pelo Jornal da Manhã, apenas 60% de todo eleitorado realizou a procedimento.
O assunto foi tratado durante reunião em que o chefe do Cartório Eleitoral (Zona Eleitoral 347), Alexandre Petermann, solicitou ao vigário geral arquidiocesano, padre Saulo Morais, para que promova a mobilização dos fiéis durante as celebrações. De acordo com Alexandre, é interessante que as informações sejam intensificadas neste mês e começo de fevereiro. Como haverá plantões em três fins de semana – 20 e 21, 27 e 28 de janeiro, além de 3 e 4 de fevereiro -, os fiéis poderão sair das missas aos domingos e ir aos cartórios. Os plantões serão sempre das 9h às 14h.
“A Igreja atendeu ao pedido e nesta quinta-feira começamos as divulgações. Enviamos comunicados aos padres para que alertem os fiéis sobre o recadastramento biométrico, o recado deverá ser passado no aviso final da missa. E serão distribuídos também panfletos com orientações. Já recebemos esse material para divulgação, que começa neste fim de semana. Vamos relatar a importância de se fazer o procedimento, mesmo que as pessoas estejam desacreditadas com a política, é questão de cidadania”, diz padre Saulo.
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, a biometria é obrigatória e não será prorrogada. Quem estiver desatualizado ficará impedido de votar em 2018 e poderá sofrer sanções. O vereador Rubério Santos, que também participou da reunião, lembra que, entre as sanções, a pessoa não poderá tomar posse em concurso público e de se candidatar a moradia pela Cohagra.
Postado originalmente por: JM Online