O objetivo é identificar e levantar locais de produção de farinha de milho e mandioca

O Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) abriu inscrições para cadastros sobre a produção de farinhas no Estado. A ideia do Instituto é que a partir das inscrições, possam ser identificados e levantados os pontos de produção, produtores e produtos de farinha de milho e mandioca.
Bases da alimentação de grande parte dos mineiros, as farinhas estão presentes de forma marcante na culinária local, motivo que levou o Iepha-MG a realizar uma pesquisa para que Moinhos de Milho e Casas de Farinha se tornem Patrimônio Cultural de Minas Gerais.
Michele Arroyo, presidente do Instituto, explicou que o estudo é uma sequência do inventário realizado em 2014, do Rio São Francisco e que através dessa pesquisa o Iepha levantará as práticas alimentares naquela região. A presidente ainda comentou sobre a importância de identificar as diversidades da cozinha mineira em cada região do Estado.
Para participar, o produtor deve realizar sua inscrição preenchendo um formulário disponível no Portal do Iepha. Em caso de dúvidas o interessado pode entrar em contato pelo telefone (31) 32352878, ou pelo e-mail pesquisa@iepha.mg.gov.br.
Tocador de áudio