Idosos reclamam da ausência de bancos individuais nos coletivos

Foto/Jairo Chagas

Idosos reclamam que dividem o assento no ônibus nos espaços reservados a eles

Pessoas acima de sessenta anos, que necessitam utilizar o transporte coletivo, reclamam da falta de distanciamento dentro dos veículos por conta da ausência de um bloqueio no assento exclusivo e reservado aos idosos. A medida é para evitar a presença de outra pessoa ao lado deste tipo de passageiro, por pertencer ao grupo de risco.

A idosa Maria de Lourdes sempre precisa realizar algumas atividades fora de casa e, mesmo com o passe do idoso suspenso, utiliza o transporte público, arcando com a passagem. No entanto, todas as vezes é obrigada a dividir o assento com outras pessoas, com o que não concorda. Para ela, em tempos de pandemia, as empresas devem reservar lugares para os idosos com mais efetividade. Ela sugere que o outro assento seja bloqueado com um faixa zebrada, por exemplo, para que façam a viagem sozinhos, sem ninguém ao lado. “Assim como é feito nos bancos”, diz.

A aposentada diz que a medida pode ajudar os idosos que estão sendo obrigados a utilizar o transporte coletivo, mesmo com as medidas de isolamento social. “Já estamos sendo obrigados a pagar o ônibus, o que é errado, e sequer há distanciamento dentro dos veículos. Somos grupo de risco”, afirma.

Administração garante que os ônibus têm bancos reservados e sinalizados

Foto/Divulgação


Superintendência de Transporte Público encaminhou imagens que mostram que os ônibus são dotados de locais exclusivos para idosos e deficientes

Prefeitura Municipal de Uberaba assegura que há reserva de bancos para os idosos nos veículos do transporte coletivo. Em nota, a Secretaria de Defesa Social informa que os bancos preferenciais estão demarcados em todos os ônibus. Segundo o texto, são assentos reservados aos idosos, gestantes e deficientes físicos, diferenciados, com a cor amarela, para identificar a preferência. “Importante é a conscientização dos usuários do transporte e respeito ao espaço reservado a esse público”, destaca a pasta. Além disso, o usuário pode fazer denúncia sobre qualquer irregularidade por meio dos e-mails [email protected] e/ou [email protected] ou, ainda, pelos telefones 3318-0408 e/ou 3318-0409, de segunda a sexta, das 5h30 às 23h30, e aos sábados, das 7h às 19h. (DB)
 

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Pesquisar