HU-UFJF recebe aparelho padrão-ouro para avaliação de função pulmonar

Chegou ao Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF/Ebserh) o pletismógrafo, aparelho considerado padrão-ouro no mercado mundial. O equipamento é usado para a avaliação funcional de pacientes com distúrbios respiratórios, em especial, doenças pulmonares obstrutivas crônicas. A ferramenta é considerada um laboratório de função pulmonar. A sala que recebeu o dispositivo aguarda adequações para garantir a segurança dos pacientes e da equipe. A instalação e o treinamento para uso já foram concluídos.

De acordo com o HU-UFJF, em breve, a máquina deve começar a ser disponibilizada para atendimento a pacientes do Sistema Único de Saúde da cidade e da região. Com o equipamento, a instituição passa a ter o mais completo laboratório de função pulmonar na região.

Entre os pacientes que terão um atendimento ainda mais qualificado, conforme o HU-UFJF, estão os que têm doenças respiratórias, em particular, as crônicas, e também, os pacientes que apresentaram formas mais graves da Covid-19, que seguem com algum grau de comprometimento pulmonar, após a doença.

O equipamento contribui ainda para analisar a resposta ao tratamento e favorece o diagnóstico precoce, ampliando o potencial de pesquisa da UFJF, como uma ferramenta capaz de dar suporte aos pesquisadores do setor. O valor do investimento na compra do aparelho é de R$ 340 mil, proveniente do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf).

Foto: Comunicação do HU-UFJF/Divulgação

Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora

%d blogueiros gostam disto: