Foto/divulgação
O Hospital Veterinário de Uberaba (HVU) realiza, nesta segunda-feira (05), uma homenagem aos cães doadores de sangue da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e da Penitenciária Professor Aloisio Inácio Oliveira. A ação tem o objetivo de lembrar o Dia Mundial dos Animais, comemorado em 04 de outubro, e será realizada por meio do Mural dos Heróis, um espaço destinado no Hospital à exposição de fotos dos cães doadores.
A doação de sangue para cães sofreu uma queda este ano, por isso a campanha visa reforçar a importância desse gesto. Em 2019, foram realizadas 63 transfusões de sangue, enquanto em 2020 apenas 22. “A diminuição tem relação com a pandemia, assim como com a falta de doadores. É preciso entender que não existe banco de sangue de cães e gatos na região do Triângulo Mineiro e há poucos cães disponíveis para a doação, devido às exigências necessárias para ser um doador. Nosso intuito é lembrar o Dia dos animais e estimular mais doações de sangue por parte dos tutores, porque o HVU está necessitando de bolsas de sangue”, explica o gerente clínico do HVU, Cláudio Yudi.
O HVU mantém parceria com a Polícia Militar, com o Corpo de Bombeiros e com a Penitenciária Professor Aloisio Inácio Oliveira. “Existe um convênio com essas instituições a fim de contribuírem para a doação de sangue. Em contrapartida, o HVU realiza atendimentos e procedimentos no plantel canino, desde vacinação, internação até cirurgias complexas”, continua.
Homenagem especial ao Luck
O Mural dos Heróis também destaca o cão Luck, primeiro a iniciar as atividades de busca, resgate e salvamento com cães em Uberaba, pelo Corpo de Bombeiros. Luck foi professor de todos os novos condutores, ensinando os trabalhos de busca, e recebeu várias honras ao mérito. Ele teve como destaque o excelente trabalho prestado no rompimento das barragens de Itabirito, em 2014, e Mariana, em 2015, onde localizou várias vítimas soterradas.
Ainda, foi o primeiro cão que mais doou sangue para o Hospital Veterinário de Uberaba e, antes de se aposentar, fechou a última ocorrência com chave de ouro, com a localização de uma criança de um ano e oito meses no município de Delta.
Luck morreu na última semana. Ele estava internado, com o diagnóstico de linfomas pelo seu corpo.
Recomendações para doação de sangue animal:
Cães
– Macho ou fêmea acima de 25 kg e dócil.
– Idade: a partir de um ano e meio até oito anos.
– Não ter doado sangue nos últimos três meses.
– Se for fêmea, não poderá estar no cio, ser gestante ou estar amamentando.
– Cão saudável, vacinado e vermifugado.
– Não estar em tratamento ou tomando medicações.
– O cão doador deverá primeiramente fazer um hemograma, com duração de aproximadamente uma hora e meia.
– A coleta da bolsa de sangue será realizada na veia do pescoço.
A coleta do hemograma do cão doador pode ser feita das 09h às 18h, no Laboratório do MPHU.
Gatos
-Macho ou fêmea acima de 4,5kg e dócil.
-Idade: a partir de um ano e meio até 07anos.
-Se for fêmea, não poderá estar no cio, ser gestante ou estar amamentando.
-Gato saudável, vacinado e vermifugado.
– Não estar em tratamento ou tomando medicações.
-O gato doador deverá primeiramente fazer um hemograma, com duração de aproximadamente uma hora e meia.
– A coleta da bolsa de sangue será realizada na veia do pescoço. Faz-se necessária a sedação do animal.
-A quantidade de sangue coletada pode variar de acordo com a necessidade do receptor, entre 40 e 60ml, sem prejuízo para o gato doador.
Postado originalmente por: JM Online – Uberaba