Foto/André Santos/PMU
Hospital Regional é referência no atendimento de casos suspeitos e confirmados de covid-19 na rede pública
Hospital Regional (HR) José Alencar enfrenta desabastecimento de sedativos usados no ato de intubação e manutenção da sedação dos pacientes submetidos à ventilação mecânica assistida. Atualmente, a instituição atende somente pacientes com suspeita ou diagnóstico confirmado de covid-19 de Uberaba e região.
De acordo com o diretor administrativo do HR, Frederico Guglielmi Ramos, devido ao desabastecimento, o estoque atual é suficiente para sete dias. Usualmente, o hospital trabalha com volume de segurança para 60 dias. “Permanecendo este cenário e caso não seja possível realizar nenhuma compra, poderá haver comprometimento da assistência”, posiciona Ramos.
O diretor administrativo explica que o problema é em nível nacional, e não há disponibilidade de entrega imediata. “Alguns fornecedores respondem às cotações e solicitam prazos acima de 30 dias para a entrega dos medicamentos.” Há também casos em que o fornecedor sequer responde à solicitação de compra, relata Ramos.
Ainda segundo o diretor administrativo, o HR e a equipe técnica “vêm estudando e padronizando medicamentos alternativos que desempenham funções semelhantes, além de manter a procura por fornecedores.”
A reportagem entrou em contato com a Prefeitura Municipal de Uberaba e aguarda resposta.
Postado originalmente por: JM Online – Uberaba