Hospital Regional confirma troca de corpos e lamenta caso

Na tarde desta sexta-feira (26), a reportagem recebeu uma informação sobre uma possível troca de corpos no Hospital Regional (HR), onde supostamente, duas vítimas fatais da Covid-19 haviam sido trocadas, uma chegando a ser enterrada pela família errada. A instituição foi acionada e confirmou o caso, a colaboradora responsável pelo erro foi afastada. 

Conforme a nota de esclarecimento encaminhada para o JM Online, o Hospital identificou, na tarde desta sexta, a troca de corpo. A quebra de protocolo institucional foi cometida por uma colaboradora e por uma empresa funerária. O corpo de um homem foi entregue para a família errada e sepultado na tarde de hoje. Enquanto o corpo de uma mulher não chegou a ser entregue para a família trocada, pois o erro foi identificado a tempo. O HR ainda pontuou que: “o corpo sepultado foi exumado e o erro, embora doloroso, corrigido”.

No início do mês, um caso semelhante foi registrado, uma idosa foi sepultada no lugar de outra após confusão de hospital e funerária. Já em virtude de ocorrência anterior, a Administração do Hospital Regional havia instituído um protocolo mais rígido, com tripla checagem, no intuito de evitar equívocos como esse. 

“Não obstante a realização de diversos treinamentos com a equipe, no momento da retirada do corpo, nesta sexta-feira, houve uma quebra de barreira tanto por uma enfermeira, que não realizou as conferências necessárias no momento da liberação do corpo, quanto pela empresa funerária, que não conferiu os dados do corpo recebido quando do ato de preenchimento do documento de controle do Hospital Regional, levando ao ocorrido. A equipe do Hospital Regional José Alencar pede desculpas aos familiares pelo ocorrido e informa que a colaboradora foi afastada”, finalizou.


Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Pesquisar