Homem denuncia maus-tratos da irmã acamada na UPA Mirante

O atendimento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Mirante é alvo de reclamações. Segundo familiar de uma paciente, a irmã dele, de 49 anos, que é acamada, teve um problema na mangueira de urina que resultou em uma internação de três dias na unidade. Contudo, o homem aponta maus-tratos durante este período. 

Lindomar da Silva entrou em contato com a reportagem do JM Online e explicou que a situação ocorreu no início do mês, do dia 31 de julho até o dia 02 de agosto. O ocorrido acabou resultando, segundo o irmão da paciente, em um Boletim de Ocorrência

“Minha irmã sofreu 8 infartos e deu um probleminha na mangueirinha do xixi com um pouco de sangue. Levamos para a UPA do Mirante e eles deixaram ela jogada, minha irmã foi muito humilhada. Um remédio que nós compramos a enfermeira jogou fora, deixou a perna dela dobrada, e ela já tinha dado trombose, então inchou demais", narrou. 

Ainda de acordo com Lindomar, eles não deram alimentação e água de forma adequada à paciente. “Elas alegaram que eu queria que colocasse comida na boca dela, mas eu que cuido dela e jamais faria isso, ela não pode comer pela boca”. 

Posteriormente, depois dos transtornos, a família conseguiu transferir a paciente para o Hospital Beneficência Portuguesa. “Implorei para deixarem levar para casa ou para mandar para outro hospital aí viram que ela não estava boa”, complementou.

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A reportagem acionou a assessoria da Secretaria Municipal de Saúde e com a da Fundação de Ensino e Pesquisa de Uberaba (Funepu) – gestora das UPA’s – sobre a situação e solicitou um posicionamento. 

A Saúde pontuou, em nota que, por meio da sua Ouvidoria (3331-2745) recebeu a denúncia e entrou em contato com a Funepu para apuração. Obteve como resposta que irão tomar as providências cabíveis ao fato, ouvindo os envolvidos e orientando quanto às questões de humanização, acolhimento e abordagem das ações de enfermagem prestadas aos usuários. A SMS finaliza ressaltando que preza pelo atendimento humanizado e acolhedor, o que é repassado aos prestadores de serviços, inclusive com monitoramento de metas qualitativas.

A Funepu recebeu a solicitação, mas ainda não respondeu. 


 

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

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