Homem de 47 anos está entre as vítimas mais recentes da Covid; cidade totaliza 393 mortes

Depois de uma semana de Onda Roxa e Decreto 345, Uberaba fecha o boletim epidemiológico desta sexta-feira (12) com 393 mortes por Covid-19 e 16.774 casos confirmados. Há ainda outros quatro óbitos suspeitos sendo investigados no momento. Desde o início da pandemia, 15.106 pacientes já se recuperaram da doença.  

Nas últimas 24h, Uberaba registrou três óbitos por Covid-19, conforme dados atualizados, nesta sexta, pela Secretaria Municipal de Saúde. Os pacientes são: mulher de 85 anos, internada há 11 dias em hospital público; homem de 68 anos, internado há nove dias em hospital público; e homem de 47 anos, internado há seis dias em hospital público. 

O Mário Palmério Hospital Universitário (MPHU) ampliou em mais dois o número de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para atendimento à Covid-19. Com isso, Uberaba passa a ter o total de 89 leitos de UTI – 55 públicos e 34 particulares – e 229 leitos de enfermaria – 163 públicos e 66 particulares.

Quanto aos dados hospitalares, 221 pessoas estão internadas em Uberaba neste momento; isto representa uma ocupação de 70% dos leitos de UTI e 69% da enfermaria. Se analisarmos a rede privada e a rede pública de forma separada, a rede privada está com 91% de ocupação na UTI e 50% na enfermaria. Já na rede pública, a ocupação é de 56% na UTI e 77% na enfermaria.

Atendimento domiciliar

A reportagem acionou a assessoria de comunicação da prefeitura para verificar se os atendimentos domiciliares na cidade estão sendo monitorados, uma vez que não constam mais nos boletins. A assessoria afirmou que sim e que a mudança se deu para que os boletins ficassem mais claros e de fácil entendimento. 

Ainda conforme a assessoria, o monitoramento de janeiro aponta que 2.437 usuários de síndrome gripal foram acompanhados e 851 de Covid. Já em janeiro, 2.201 e 911, respectivamente. Uma equipe de aproximadamente 100 profissionais da rede municipal, distribuídos nas unidades de saúde, estão atuando no telemonitoramento. 


 

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Pesquisar