São Paulo – iHeartMedia aparece em lista que conta com players como Google, Facebook e Disney
Um levantamento do GrupoM analisou as receitas de publicidade nos últimos cinco anos entre os 25 principais fornecedores de mídia globais. Segundo o levantamento, houve aumento no investimento em publicidade global entre os 25 maiores grupos de mídia. Entre eles, aparece a gigante do rádio iHeartMedia, com US $ 2,8 bilhões em receita publicitária para 2020, ao lado das empresas de entretenimento Disney, Warner Discovery e ViacomCBS.
De acordo com a análise, os maiores grupos controlavam dois terços de todos os gastos com publicidade em 2020 em comparação com 42% em 2016, de acordo com uma história da MediaPost. No topo da lista estão as empresas de tecnologia Google e Facebook, a primeira com aumento de 81% em relação a 2016, para US $ 132 bilhões em receita de publicidade em 2020, a última com um aumento de 210% em 2016-2020 para US $ 87 bilhões.
O presidente global do GroupM Business Intelligence, Brian Wieser, disse que há uma perspectiva positiva para o setor, mesmo diante da pandemia do coronavírus que freou os investimentos em mídia. “Da perspectiva de um profissional de marketing, pode-se argumentar que os níveis altos e crescentes de concentração entre os vendedores de publicidade não são necessariamente negativos. Os profissionais de marketing preferem ter muitas opções diferentes de proprietários de mídia para trabalhar, mas também gostam da eficiência do fluxo de trabalho e da facilidade de medição que advém de ter menos parceiros”, comentou.
Uma reportagem veiculada pelo Inside Radio em novembro, já apontava uma recuperação na verba publicitária em praticamente todos os segmentos econômicos. Mas ainda é insuficiente para cobrir o tombo visto no primeiro semestre, quando a recessão econômica ocasionada pela pandemia do novo coronavírus atingiu o rádio de forma mais significativa. Porém, de acordo com o levantamento do GrupoM, o investimento teve números surpreendentes.
A iHeartMedia é um dos maiores grupos de rádios AM/FM dos Estados Unidos e um dos líderes mundiais em áudio digital. Em fevereiro deste ano, o grupo adquiriu a canadense Triton Digital, uma das maiores empresas de áudio digital do planeta e atende uma série de rádios AM/FM, inclusive no Brasil. Segundo o portal RadioInk, o preço da aquisição foi de US$ 230 milhões. Outra informação é a entrada da britânica Global como acionista da iHeartMedia.
Com informações do GroupM e do portal Inside Radio
Por: tudoradio.com