Em assembleia estadual realizada na tarde da última quarta-feira, dia 18, os trabalhadores da Educação votaram e decidiram pelo estado de greve na rede estadual e suspensão temporária da greve por tempo indeterminado.
De acordo com o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (Sind-UTE/MG), a decisão foi tomada a partir das avaliações das regiões sobre o quadro atual do movimento. A suspensão da greve é por tempo indeterminado e o retorno as atividades será na próxima segunda-feira (23). O governo será notificado da data pelo Sind-UTE.
Entre as propostas do sindicato estão: Vincular o Estado de Greve à promulgação da PEC 49/18 sobre o Piso Salarial; Realizar a negociação da reposição somente após a promulgação da PEC como forma de pressão. O processo deve ser construído coletivamente de modo a impedir retaliações, assédio moral e outras práticas semelhantes; Mobilizar para pressionar pela votação da PEC 49/18 nas votações de 1º e 2º turnos; Participar do Ato nacional em Ouro Preto e levar a cobrança das nossas questões estaduais.
Outras reivindicações continuam em pauta, como a regularização de pagamentos aos prestadores de serviço pelo IPSEMG e a retomada das nomeações do concurso.