Governo recua e mantém isenção para comércio internacional

Fernando Haddad afirmou que Lula voltou atrás na decisão

O Ministro da Fazenda, Fernando Haddad anunciou nesta terça-feira (18), que o Governo Federal não irá mais taxar compras realizadas em sites internacionais, avaliadas em até US$ 50 feitas entre pessoas físicas. Haddad disse, que o recuo foi um pedido do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

Em conversa com jornalistas, o Ministro da Fazenda ainda relatou, que Lula pediu que o caso fosse resolvido administrativamente. Mas Haddad ressaltou que a isenção é apenas para transações entre pessoas físicas. Além disso, a ideia do Governo Federal é encontrar medidas  para que as empresas sejam impedidas de usar brechas e receber o benefício da isenção.

Fernando Haddad disse ainda que,  o Governo recebeu apoio das empresas para ajudar na fiscalização a fraudes. De acordo com o Ministro, o governo deve buscar ajuda dos Estados Unidos, União Europeia e China para encontrar formas de coibir irregularidades. Vale lembrar, que o Governo anunciou que extinguiria a isenção de transações internacionais avaliadas em até US$ 50 feitas entre pessoas físicas, no dia 14 de abril. 

Foto: José Cruz/Agência Brasil

Pesquisar