Presidente Lula e ministro Alexandre Silveira anunciaram aumento gradual até 2026
O governo federal determinou que o porcentual obrigatório de mistura do biodiesel ao diesel aumente de 10% para 12% a partir do próximo mês.
A medida, anunciada pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), acarretará aumento de dois centavos no preço do diesel nas bombas.
Lula e Silveira se reuniram nessa sexta-feira (17) em encontro do Conselho Nacional de Política Energética.
De acordo com Silveira, haverá escalonamento de um ponto percentual na mistura do biodiesel ao Diesel por ano até chegar a 15% em 2026.
“Esta medida que aprovamos hoje oferece segurança e previsibilidade ao setor, incentiva a geração de empregos e investimentos na área de biocombustíveis e contribui para a redução das importações. A decisão resgata o Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel e reforça a estratégia nacional de transição energética, sob a liderança do presidente Lula, e contribui para consolidar o Brasil como um dos maiores produtores de biocombustíveis no mundo”, afirmou o ministro Silveira.
No final de 2021, o governo do então presidente Jair Bolsonaro (PL) decidiu manter em 10% em 2022, como uma forma de segurar a escalada nos preços dos combustíveis.
As informações são da Itatiaia.
Foto: EBC.