Galo chega ao 20º jogo de mata-mata de Libertadores em BH e defende invencibilidade

Nos 19 confrontos anteriores, o Galo venceu dez partidas e empatou nove vezes

O Atlético completa diante do Millonarios, da Colômbia, nesta quarta-feira (15), às 21h30, no Mineirão, 20 jogos de mata-mata de Copa Libertadores em Belo Horizonte e defende uma invencibilidade eterna, pois nunca perdeu. Nas 19 partidas já disputadas, o retrospecto é de dez vitórias e nove empates, resultado que leva a decisão da vaga na fase de grupos para os pênaltis.

Apesar de ter jogado a principal competição de clubes pela primeira vez em 1972, como campeão brasileiro do ano anterior, e de ter sido semifinalista em 1978, o Galo só foi ter duelos em ida e volta pelo torneio neste milênio.

Isso porque na edição de 1978 as semifinais ainda eram disputadas no formato de um triangular com confrontos em ida e volta. O Atlético teve no seu grupo os argentinos River Plate e Boca Juniors, que ficou com a vaga da chave na decisão.

Em 2000, como vice-campeão brasileiro de 1999, o Galo inicia sua trajetória em confrontos de mata-mata da Libertadores encarando o Athletico-PR nas oitavas de final. E neste confronto acontece sua primeira vitória como mandante, por 1 a 0, no Mineirão, com um gol do centroavante Guilherme.

Os clubes brasileiros são os principais adversários atleticanos nesses 19 mata-matas, com sete confrontos, sendo dois contra São Paulo e Palmeiras. O Galo encarou ainda, uma vez, Athletico-PR, Corinthians e Internacional.

Desses sete duelos, foram apenas duas classificações alvinegras, diante do Furacão e uma contra o tricolor paulista.

Depois dos rivais locais, os mais enfrentados pelo Atlético são argentinos, com quatro confrontos, diante de Newell’s Old Boys, Racing, Boca Juniors e River Plate, com os alvinegros levando a melhor em todos.

O único confronto com colombianos foi em 2014, nas oitavas de final, quando o Atlético encarou o Atlético Nacional e foi eliminado.

O fator estádio pouco importa para o desempenho atleticano nesses confrontos de mata-mata pela Libertadores. Nos dez jogos disputados no Mineirão foram cinco vitórias e cinco empates, aproveitamento de 67%.

No Independência são nove partidas, com cinco triunfos e quatro igualdades, aproveitamento de 70%.

As informações são da Itatiaia.

Foto: Pedro Souza.

Pesquisar