A Fundação Cultural de Uberaba lançará hoje (7) a feira de artesanato online do Dia das Mães. A proposta surgiu a partir da queda de comercialização dos objetos artesanais e também da impossibilidade de realização da Feira da Praça, evento que aconteceu no dia 7 de março desse ano na praça Rui Barbosa, mas que agora não é possível realizar devido a pandemia do Coronavírus. A proposta é divulgar vídeos com os produtos das artesãs nas redes sociais da FCU.
De acordo a coordenadora da Galeria Rachel Machado, Karina Oliveira, uma oportunidade de negócio. “As artesãs precisam continuar vendendo seus produtos. Algumas delas vivem dessa renda. Se estão vendendo tudo online, o artesanato também pode. É uma forma de não deixar essa arte cultural que faz parte da história de Uberaba acabar, pois a pandemia vai ter um fim e eles tem que continuar”.
A presidente da Fundação Cultural Jaine Basílio esclarece que está buscando e apoiando todas as ideias que possam ajudar os artistas uberabenses. “Temos que trabalhar com as nossas possibilidades pois sabemos que os gastos do governo estão voltados para o combate a Covid-19. Felizmente temos as redes sociais. De forma gratuita podemos ajudar a manter essa tradição”.
Os vídeos foram produzidos pela Fundação Cultural e estarão à disposição nas redes sociais Facebook/culturauberaba e Instagram @culturauberabacontendo produtos, nomes e contato das artesãs que também estão recebendo informações sobre a melhor forma de entrega seguindo as orientações da Secretaria de Saúde. Também serão repassados aos artesãos para que eles próprio possam divulgar os produtos artesanais via WhatsApp.
Postado originalmente por: JM Online – Uberaba