Dona de casa que buscava atendimento no Detran em Uberaba acionou a reportagem do Jornal da Manhã para denunciar morosidade no atendimento da unidade
Uma dona de casa procurou o Jornal da Manhã para denunciar a lentidão no atendimento dos serviços oferecidos pelo Detran de Uberaba. De acordo com Erica Helena Machado, muitas pessoas estão aguardando o atendimento desde as primeiras horas do dia, “eu mesmo estou aqui desde às 6h da manhã, sou a quinta da fila e até agora (8h30) não fui atendida” conta.
Ela diz que a demora nos serviços é constante, “a fila aqui está gigante, dobra o quarteirão, eu vim na segunda-feira, terça-feira e não consegui atendimento, eles (Detran) falam que são só 200 atendimentos por dia”, explica. Ainda segundo a dona de casa, “os funcionários do órgão entregam oito fichas para os despachantes e vários são contemplados, quando chega nossa vez, acabam as fichas, acho injusto”, afirma.
Minutos depois de entrar em contato com a reportagem, a moradora informou que conseguiu ser atendida “hoje consegui porque fiz a reclamação, mas já falaram aqui que não vão conseguir atender todos”, complementa.
A equipe de reportagem do JM foi até o local e confirmou a longa fila. Além disso não verificamos o respeito em relação ao distanciamento social, e constatamos também a falta de álcool em gel para a higienização dos usuários.
Em nota, a Polícia Civil de Minas Gerais, órgão que administra os trabalhos no Detran MG, informou que os documentos dos veículos (CRVs) voltaram a ser feitos no dia (11/01) em todo o Estado, os demais serviços não foram paralisados. Aqui em Uberaba, “a Ciretran está retomando, gradativamente, os serviços de registro de veículos, já sendo efetivados os primeiros emplacamentos. Os demais serviços, como transferência de veículos, alteração de dados e segunda via do CRV, serão retomados aos poucos, mediante possibilidade e capacidade do setor, por estarem se adequando ao novo sistema de emissão digital implantado pelo Detran. As vistorias veiculares estão sendo agendadas eletronicamente”, explica o órgão.
Ainda de acordo com a nota, são 200 atendimentos presenciais por dia, e cada despachante realmente tem o limite de oito protocolos diários. “A Ciretran possui o total de oito servidores para desempenhar todos os serviços, desde protocolo, liberação de veículo, coordenação, conferência, expedição e lançamento de multa. O atendimento ao público funciona de 8:00 às 11:00 e de 14:00 às 17:00h”, traz o documento.
Sobre a possibilidade de aumentar o quadro de servidores para agilizar o atendimento, o Estado informou que “no momento, não há previsão de aumento no quadro de servidores e nem do número de atendimentos diários”.
A reportagem questionou ainda a situação do distanciamento dos usuários e a falta de produtos para higienização das mãos, e diferente do que encontramos, a Polícia Civil disse que “adota todas as medidas de contingenciamento da disseminação do coronavírus, como disponibilização de equipamentos de proteção individual aos servidores, produtos para higienização nas unidades, além de demarcações internas, e todos os cidadãos são atendidos individualmente. A população é orientada, nas filas, a manter o devido distanciamento”, reforça.
Postado originalmente por: JM Online – Uberaba